O Montanha Clube, 9 anos depois voltou a trazer à Serra da Lousã uma prova de downhill de nível mundial. Apesar das condições atmosféricas instáveis ao longo destes 3 dias, foi possível ter a partida 200 atletas de 7 nacionalidades, para competir num traçado considerado como dos melhores do mundo. Foi assim possível, aos atletas portugueses competirem com alguns dos melhores pilotos do mundo desta modalidade espectacular, que é o BTT/Downhill.
Gee Atherton a voar num dos saltos da pista (foto Toni Carmo)
O Britânico Gee Atherton do Team Commençal, detentor da Taça do Mundo de 2010, foi o grande vencedor do dia ao descer o percurso em 3m30seg, em segundo ficou um atleta da vizinha Espanha Antonio Ferreiro e em terceiro o português Emanuel Pombo da equipa Liberty Seguros/Specialized.
Áurea Agostinho foi a vencedora da classe Elite Feminina, atrás de si ficou a espanhola Carmen Martinez e em terceiro a atleta lousanense Dina Amaral. Também a lousanense Margarida Bandeira venceu a classe Cadete Feminina.
A classe de Juniores foi ganha por Mark Scott, Carlos Castro do Team Bike Zone foi segundo e em terceiro mais um britânico Jordan Doig.
Rui Teixeira da equipa RG/Centro Óptico de Fafe levou a melhor na classe de cadetes, seguido de Paulo Lima e Fernando Silva.
Na categoria de veteranos A foram 3 espanhóis a ocupar os lugares do podio, Rubén Castro, Jose Verdia e Antonio Perez.
José Salgueiro triunfou entre os veteranos B, sendo Paulo Piedade segundo e José Reis terceiro.
A promoção foi ganha por Carlos Almeida seguido do atleta do Montanha Clube Pedro Dias e em terceiro o espanhol André Carril.
Apoios: Aldeias do Xisto, C. M. Lousã, Licor Beirão, Efapel, NB Auto, BS Seguros, Telomir, Socigene, Trevipapel, Carlos Gil e Polisport.
Agradecimentos: Câmara Municipal da Lousã, em especial ao Vereador do pelouro do desporto, por toda a colaboração para que a "Maxxis Cup" voltasse à Vila da Lousã. Bombeiros Municipais da Lousã e Bombeiros Voluntários de Serpins.
Fonte: Montanha-Clube