terça-feira, 4 de outubro de 2005

Avalanche 2005

No passado Domingo, 2 de Outubro, realizou-se mais uma edição da famosa Avalanche na Serra da Lousã, uma prova de downhill colectivo onde o objectivo é descobrir quem é o mais rápido (louco) a descer a serra. O dia começou cheio de sol e bem cedo começaram a aparecer os primeiros bikers vindos de todo o país; isto num ambiente sempre animado que caracteriza este tipo de provas. Esperava-os um dia cheio de emoção e adrenalina. Durante toda a manhã os bikers foram trepando para o alto do Trevim (Antenas), local escolhido para iniciar esta aventura. A partida foi dada por volta da uma hora da tarde. E é neste momento que as emoções vão ao rubro quando quase toda a gente tenta chegar à frente do pelotão, agora imaginem mais de 500 pessoas a tentar faze-lo ao mesmo tempo, é sem duvida um momento único onde qualquer biker quer estar e qualquer espectador quer apreciar. Este pelotão estava repleto dos mais variados tipos de pilotos, desde o mais amador (piloto de fim de semana com bike continente) aos mais profissionais com as bikes que fazem parte dos sonhos de muitos bikers; mas todos com o mesmo espírito, alegria e camaradagem, tanto os pilotos mais jovens como os mais velhos. Sem duvida que esta é uma prova para todos, que atrai todo o tipo de amantes das duas rodas. Ao longo do percurso foram surgindo os habituais engarrafamentos, típicos das zonas dos single-tracks e drops, mas nada que não se resolva com um grito tipo “chega pró lado” ou “ deixa passar quem sabe” mas tudo num ambiente de festa e sem grandes complicações. Mais complicado foi mesmo o problema causado pelo muito pó que se foi levantando, algo com que os pilotos de trás tiveram de suportar até ao final da prova. O percurso era muito variado, desde os largos estradões até aos muito desejados single-tracks, com alguns saltos e drops á mistura. A chegada da prova teve lugar no parque de exposições onde o primeiro piloto a cortar a meta foi Hélder Padilha.
A organização da prova está de parabéns pois tudo correu bem, sem nada de relevo a destacar pela negativa. Esperemos para o ano poder estar lá de novo.

1º Hélder Padilha – Team
2º Fernando Aires – Team ADAR – Ofimoto
3º André Beato – Team Extreme Channel

Texo: Infobtt



foto: Toni do Carmo

O MCV felicita o Hélder Padilha pela espectacular vitoria.

3 comentários:

Anónimo disse...

Comunicado – Marco Fidalgo quanto à participação na Avalanche …
Quanto a paixões, amor pelo desporto, carinho e atenção pelos atletas de modo geral e acima de tudo muita dedicação pelo BTT é coisa que jamais me faltou e que todo o mundo sabe. Recentemente e como vós todos sabem, meu site oficial de atleta e de informação funcionou obviamente como sempre, como em qualquer prova nacional a dar informações e ao lado das mesmas enquanto “parceiro on-line”. Quanto à Avalanche foi o que aconteceu, dedicação à informação e todos os pormenores que permitissem ajudar na viabilização da prova. Acontece que após o e-mail montanhaclube@gmail.com ter devolvido algumas inscrições e alguns e-mails para trás, muitos amigos do BTT escreveram-me a solicitar a mesma ajuda onde claro estive sempre em cima e sempre pronto a ajudar como assim aconteceu reencaminhando os devidos E-mails para Pedro Vila Nova, aparte muitos amigos do BTT igualmente, pediram-me os contactos e pedido de inscrição que fiz posteriormente e com muito prazer, fazendo e reencaminhando mais uma vez para os devidos e-mails de Pedro Vila Nova quer para o seu pessoal quer para o da Montanha Clube da Lousã. Assim no último dia de 28 de Setembro fiz e reenviei o ultimo contacto para o e-mail de Pedro Vila Nova onde um jovem atleta pretendia saber se podia efectuar a sua inscrição/pagamento no sábado dia 1 de Outubro, onde claro lhe disse que sim pois entendo que não sendo uma prova F.P.C no mínimo devemos e temos que ser flexíveis para os amigos do desporto, sendo a Mítica prova AVALANCHE um dia de festa pura e simples. Assim e com a intuição de ajudar, obtive a seguinte resposta de Pedro Vila Nova. Eis o E-mail:

“vê se entendes uma coisa:

não és tu quem decide se podem ou não pagar no sábado ou no domingo.

Não és tu quem tem que dar mails (errados) para fazerem inscrições

Não és tu quem recebe inscrições e reenvia para mim.

Não tens nada haver com o montanha clube, nem com a organização da prova

porque arriscas-te a quem segue as tuas indicações, chega ao secretariado da prova e não tenha inscrição porque enviou para o mail errado, ou não pagou a tempo. depois serás tu a responder, por isso quando eu quiser a tua ajuda, eu peço.
Até lá, limitas-te a enviar a tua inscrição a tempo, e a vir correr ao AVALANCHE como os outros. Entendeste?”

Isto é triste vindo duma pessoa que é Presidente do Montanha Clube que supostamente deveria ter amor e carinho por o desporto (Bicicletas) e acima de tudo por este evento, mas como se costuma dizer, estamos sempre a aprender e a conhecer as pessoas assim como elas são. Queria deixar claro que não voltarei a inscrever-me ou a correr em qualquer competição organizada por Pedro Vila Nova. Denunciando mesmo esta situação como uma falta de respeito em geral por o orgulho atlético que todos os amantes do BTT tem, o que me deixa muito triste. È pena que por vezes encontremos pessoas na vida que não tem sensibilidade para dar e receber. Mas a informação estará presente, isso sempre. Abraço Pessoal e aqui sim uma critica construtiva/destrutiva.

Anónimo disse...

O salto para a estrada foi um grande ponto de atracção... temos ke fazer uma coisa parecida com akilo no nosso trilho.. Abraço mcv.

Anónimo disse...

Eu acho esta prova uma palhaçada, todos os anos é sempre a mesma porcaria, nesta prova só a interesses. Enquanto for só uma pessoa a organizar esta prova isto n vai a lado nenhum.É triste mas é a realidade da Lousã. Esta é a minha opinião quanto a isto.