quarta-feira, 20 de junho de 2007

4ª etapa da Taça de Portugal de DH - Chaves

Chaves foi a cidade escolhida para a 4ª etapa da Taça de Portugal de Down Hill.
Com um fim-de-semana muito chuvoso como de previsto, a pista tornou-se muito escorregadia e muito enlameada, o que não facilitou nada a tarefa dos pilotos.
Desta vez foi permitido treinar sexta-feira, mas foram poucos os que aproveitaram esse dia. Já Sábado de manhã eram muitos os pilotos que se via a treinar mas preocupados pois a chuva começava realmente a dar sinais de si!

O traçado sofreu poucas alterações relativamente ao ano anterior. Uma pista completa, com muitos drops, uma trialeira, partes com bastante inclinação e um grande salto mítico.
O Pombo a “jogar em casa” só trazia desvantagens a Loureiro. No fim da primeira manga, depois da queda de Emanuel Pombo a fazer 5m 02 e um tempo canhão de Cláudio Loureiro com 4m 45, foram muitos os que pensaram que este tinha vencido a etapa.
A segunda manga, prevista para as 15h, foi antecipada para as 14h, mas as condições meteorológicas fizeram desistir muitos pilotos que acabaram por não descer.
Emanuel Pombo acabou a prova com 4m 43 a bater claramente Cláudio Loureiro com uma diferença de dois segundos, que não conseguiu melhorar fazendo então 4m 46. A fechar o top3 tivemos uma surpresa após o regresso de André Beato que obteve o terceiro lugar com uma diferença de 6 segundos de Loureiro acabando então com 4m 52s.
Frederico Pereira (Team Haro/Sram) foi o grande vencedor no escalão de cadetes com mais de 10 segundos de vantagem em relação ao segundo classificado, Wilson Dias (Liderbike), e Leandro Salgueiro (Avalanche/V.Janes) a fazer o terceiro melhor tempo.
Os juniores Bruno Deffense (Avalanche/V.Janes) levou à melhor sobre o “puto” Zé Manel (Team Haro/Sram) com apenas umas milésimas de diferença e fazendo um 5º lugar à geral com 4m 56s 834. Zé Manel fez 4m 57s 323. Seguiu-se Ezequiel Martins (Centro Óptico de Fafe) já com 5m 08.
Nos Masters 30, o “nosso” amigo Miguel Guedes (Vai Zé Miguel) foi o vencedor com 5m 22, seguindo-se Adolfo Silva com 5m 31 e Rui Gonçalves a fechar o top3.
Rui Portela (Sousa competições) deixou a concorrência toda para trás a mais de 20 segundos. João Estêvão obteve então um segundo lugar e João Almeida veio na sequência.
Nas meninas, foram apenas 3 as que se deslocaram para participar, estando já nós habituados à presença assídua da maioria das atletas.
Sem quaisquer dúvidas, Áurea Agostinho foi a vencedora com um tempo estrondoso de 7m03 e é de admirar a evolução por parte desta jovem que fez melhor tempo que muitos senhores. Jullyana Souza foi a segunda classificada com uma enorme diferença em relação à primeira classificada, com 11m. Daniela Costa sempre disposta a participar com o objectivo de evoluir fez terceiro lugar com 11m 29.
Na promoção, Ricardo Soares o Carlinhos (Guimarães Freeride) fez o melhor tempo do escalão deixando Ricardo Silva e João Vigário “coladinhos” com apenas 20 centésimas de diferença entre o 2 e 3º classificado.

Neste momento Emanuel Pombo é o “líder” da Taça. É aguardada a prova de Porto de Mós, de modo a continuar este anseio e esta luta entre os dois atletas.
Fotos em Breve Bike Aventura
(fonte Bike Aventura)

Sem comentários: