quarta-feira, 11 de julho de 2007

Taça de Portugal Downhill Urbano - Vila Real

Depois das primeiras etapas realizadas no centro do país, chegou a vez da taça de DHU visitar a cidade de Vila Real, num dia de muito calor que em nada facilitou a vida aos atletas, principalmente na segunda parte do circuito, em que depois de entrar na zona final em terra havia uns bons metros com muito pedal para percorrer, deixando a ideia que a preparação física dos atletas ia ter uma palavra a dizer na classificação final.


Em termos de percurso, o início era bastante rápido e fácil, para sensivelmente a meio entrarmos no parque junto ao rio onde passávamos a zona de pedal antes de entrarmos na zona de escadas final, numa repetição do que tinha sido o percurso do ano anterior.
Em termos competitivos, devido ao atraso no inicio dos treinos estes acabaram por se arrastar até ás 13:00h, e juntando ao ritmo lento dos transportes alguns atletas da promoção ficaram sem almoço, com a primeira manga a começar ás 14:00h. Mais uma vez fica o reparo para alguma falta de respeito por parte de certos atletas ao passarem á frente de toda a gente nos transportes… enfim nada de novo.
No que diz respeito á competição propriamente dita, apesar de estarmos bem a norte do país, a classe de promoção contou com a presença de 77 atletas, dos quais saiu vencedor João Madaleno com o tempo de 1:32s, seguido de Paulo Pinto a pouco mais de 1s, com Miguel Quintas a ser terceiro classificado.


Na classe de cadetes eram muitos os pretendentes a um lugar de destaque, mas Nicolau Correia, com um tempo canhão de 1:31s na 1ª descida deixou o vencedor da última prova, Frederico Pereira do team Haro Sram a mais de 2s, invertendo assim as posições da prova +
Nas senhoras, provas na zona norte geralmente significam poucas participações e esta não foi excepção, com apenas 3 atletas presentes. Mais uma vez Áurea Agostinho não deu qualquer hipótese e mesmo depois de não descer na 1ª manga acabou por deixar a segunda classificada a 12s, com um tempo de 1:48s. Daniela Costa seria então a segunda classificada e Lígia Matos a terceira, a 16s do primeiro posto.

Nos Juniores Joel Ferreira da Infobtt.com levou de vencida a classe com 1:27s, depois de ter sido relegado do pódio na prova anterior, o Ferreira mais novo realizou uma 2ª manga fantástica que lhe valeu a vitória na classe e um terceiro posto da geral. No segundo posto ficou Luís Ferreira da equipa Liderbike/Brasfemes a mais de 1,5s, com Ezequiel Martins dos Restauradores da Granja a ser terceiro classificado.
Nos veteranos B tivemos mais do mesmo em Vila Real, com José Salgueiro (Avalanche) a levar uma vez mais de vencida a classe, com o tempo de 1:38s, o mesmo acontecendo com Paulo Pereira que repetiu o mesmo lugar da prova anterior, a mais de 4s do primeiro classificado. Avelino Faria foi o terceiro classificado mas já bastante longe dos dois primeiros, com o tempo de 1:49s.
Na classe de veteranos A tivemos uma vitória quase caseira, com Francisco Anjos da Run & Bike a bater Miguel Guedes por 1s, fazendo assim o tempo de 1:31.862s. Carlos Pires da equipa Bike Comp, o vencedor da prova anterior, esteve um bocado longe do que nos tem habituado e foi terceiro a mais de 3s do vencedor.
Na classe de elites, entre os 67 riders presentes avinhava-se a continuação do duelo entre Cláudio Loureiro e Emanuel Pombo, dos quais este ultimo se tem de certa forma evidenciado nesta segunda metade do campeonato, sendo que sairiam de Vila Real na mesma situação com que haviam chegado na semana anterior á prova de DH em Porto de Mós, empatados… Assim sendo Emanuel Pombo viria a vencer com o tempo de 1:24s, deixando Cláudio a mais de 2s, com o seu colega da equipa Bikezone, Afonso Ferreira a ser terceiro neste seu regresso ao DHU depois da lesão.

Quanto aos membros do MCV pode se dizer que fui catastrofico..... O nosso veterano A Marco Fernandes ficou em 10º na sua categoria, enquanto Bruno na promoção nem uma descida cronometrada consegui fazer, na 1 manga perdeu a partida devido aos problemas que ouveram dos horarios, e 2º problemas tecnicos logo no 1º salto, quanto a Rogerio na 1º manga tb n desceu pelo mesmo problema, na segunda la fui ao seu ritmo ele que não esta habituado a competir, só noutras coisas, ficando classificado na promoção em 70. Por fim o nosso junior Bruno António ficou classificado em 14º.


Fica assim o campeonato da classe maior em aberto, com os principais intervenientes empatados na classificação quando faltam apenas 2 provas para disputar e com a próxima etapa a decorrer mais uma vez em solo transmontano, será que Emanuel Pombo inverte a situação de desvantagem para Cláudio ao contrário da taça de DH ou será que Cláudio mais uma vez vai mostrar que quer vencer no final do campeonato? A resposta estará na prova de Vila Pouca de Aguiar, mas para já vamos ver quem será o novo Campeão Nacional de DHU no próximo fim de semana...




(Fonte BIKEAVENTURA)

Sem comentários: