quinta-feira, 24 de julho de 2008

Claudio Loureiro Campeonato Nacional DHI


Cláudio Loureiro e Áurea Agostinho os melhores entre a Elite.

Cláudio Loureiro (Team Bike Zone/Scott) e Áurea Agostinho (Individual) foram consagrados campeões na categoria rainha dos Campeonatos Nacionais de downhill (DHI), após disputada a prova de atribuição dos títulos da especialidade, no passado fim-de-semana de 19 e 20 de Julho, em Soalhães, no Marco de Canaveses, igualmente palco das corridas de cross-country.

Loureiro sucedeu ao piloto madeirense Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Run&Bike), consagrado em 2007, ao cabo de uma prova fortemente concorrida com 69 participantes classificados. A corrida elite masculina acabaria, contudo, de ficar marcada pela negativa após a escusa da maior parte dos atletas da segunda descida, acabando por vigorar unicamente os tempos conquistados na primeira manga, na qual o piloto felgueirense, principal dominador da época, se impôs com um “registo-canhão”. A atribuição do título a Cláudio Loureiro acabou posteriormente assinalada pela ausência do segundo e terceiro classificados – Emanuel Pombo e Marco Fidalgo (individual). A falta de comparência à cerimónia protocolar ditou a desclassificação dos atletas que poderão estar sob a alçada disciplinar da UVP-FPC. Em consequência do sucedido, a rectificação classificativa confirma a atribuição do título a Cláudio Loureiro, deixando por preencher os restantes lugares do pódio.

Na Elite feminina, Áurea Agostinho revelou, por sua vez, não ter rival à sua altura após as duas descidas efectuadas. A atleta de nível internacional bateu Carina Ferreira e Daniela Costa na conquista do lugar cimeiro do pódio.

Nas restantes categorias, Joel Ferreira (Team Bike Zone/Scott/ADA) foi o melhor entre os juniores, batendo José Borges (Team Commençal/Sram), ao passo que Francisco Pardal (Team Mondraker) não foi além da terceira posição.
Já nos cadetes Frederico Pereira (Team Commençal/Sram) suplantou José Silva e Rui Domingues (Team Bike Zone/Scott/ADA).
Nos Masters, os títulos foram pertença de José Sousa (Team Commençal/Sram), em Veteranos A, ao passo que na categoria B foi João Estevão (JD Fontainhas) quem mais alto festejou a conquista do título nacional.


Classificações Completas brevemente disponíveis Fonte: www.uvp-fpc.pt

terça-feira, 8 de julho de 2008

Pombo vence em Porto de Mós

Mais um ano de volta de novo a Porto de Mós uma das provas mais duras da taça de Portugal, muito técnica e que não pode haver falhas porque uma queda significa quase certo uma lesão, havendo muitos a lesionarem se por lá, para eles as melhoras.

Então nas elites tivemos em 3º com 3:46.890 Helder Padilha, 2º Cláudio Loureiro com 3:46.490 e por fim em 1º com 3:45.990 Emanuel Pombo que saiu com uma vitoria de Porto de Mós.

Na categoria de juniores tivemos em 3º Pedro Rodrigues com 4:04.930, em 2º José Borges com 4:04.770 e em 1º com o tempo de 3:56.190 a esmagar a concorrência Joel Ferreira.

Nas senhoras tivemos em 3º com cerca de 6:25.960 Jullyana Sousa, em 2º a subir de forma a nossa amiga Carina Padilha com o tempo de 6:09.590 e em 1º como é normal Áurea Agostinho com o tempo de 5:33.430.

Para mais informações dos tempos.

Fotos em breve no local habitual bikeaventura.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

DHU 07 EM DVD

Este DVD "DHU 07" marca o arranque oficial da modalidade Down Hill Urbano em Portugal em 2007. Com cobertura completa em 133 minutos de provas decorridas em 7 cidades do litoral e do interior; O DVD "DHU07" inclui igualmente um "BÓNUS" com 2 filmes sobre a modalidade assim que um resumo do Circuito DHU 2006 e "EXTRAS" com 3 reportagens diferentes, humor e adrenalina a mistura.
O DVD se encontra desde já à venda no mercado e será promovido em jornais da especialidade.

O trabalho distingue-se pela sua qualidade final e o seu estilo televisivo profissional, a equipa de jornalistas reunida, assim como uma sólida equipa de jovens profissionais empenhado na promoção deste desporto, veículo de imagens fortes e de muita adrenalina visual.

Click To Play

O DVD terá o preço de venda ao publico de 15€ mais portes de envio, para o adquirir clica aqui e preenche os seguintes campos.

-Nome
-Morada

O DVD será enviado a cobrança pelo serviço de Correios e só terás de fazer o levantamento na estação mais próxima.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Down Vale de Neira


Taça de Portugal de DHI #5 - Oleiros

Enquanto esperávamos pela entrega de prémios da etapa da taça de Portugal em Fafe, depois de ter feito um grande resultado á geral, José Sousa dizia-me que ainda queria acabar no top 5 até ao fim do ano. Na altura, apesar de lhe reconhecer grande andamento, não imaginava que pouco tempo depois o homem viria a empolgar uma prova até ao ultimo piloto a descer, na perspectiva de voltar a vencer uma prova á geral, agora que milita na categoria de Veteranos A. Apesar de termos presenciado a uma grande prova, esta foi sem duvida a grande surpresa do fim de semana.
Houve de tudo este fim-de-semana. Uma pista que agradou a uma grande parte, com técnica mas um pouco acima das velocidades medias que estamos habituados a ver na maioria das outras pistas, muito calor e um cenário muito simpático a rodear todo o evento.
Mais uma vez, grande trabalho da Montycirclemix e do organizador anfitrião, que fez os possíveis e impossíveis para que nada falhasse. Apenas faltou um parque de pilotos mais espaçoso e amplo, e tudo teria sido perfeito. Desde já dou os meus parabéns a todos os envolvidos no evento.
Mais uma vez o único reparo a nível desportivo foi o desnorte de alguns comissários da federação, com cada um a interpretar á sua maneira os regulamentos e lá tivemos novas peripécias com a questão das protecções obrigatórias. Organizem-se por favor…
Por entre o calor, muito pó e os belos banhos de rio, ainda havia que arranjar um pouco que vontade para descer as duas mangas. Na classe de Promoção foi Rui Duarte a faze-lo mais rápido, a marcar 2.20s no cronómetro. João Rodrigues ficou com o segundo posto, a pouco mais de 0,1s do vencedor. Mário Monteiro levou para casa o terceiro posto da categoria dos não federados.
Nos Cadetes, tivemos mais um duelo entre João Pinto e Kiko Pereira, com o primeiro a levar a melhor na primeira manga. Na segunda Kiko conseguiria recuperar 6 segundos em relação ao tempo da primeira manga, para bater João Pinto por uma diferença de 0,7s. Francisco Castro ficou na terceira posição, a pouco mais de 2s do vencedor.
Na classe dos mais velhinhos, Camané voltou a vencer, com o tempo de 2.30s. José Salgueiro ficou no segundo posto, a mais de 6s do vencedor. Paulo Pereira completou o pódio, descendo o percurso 3 segundos mais lento que Salgueiro.
Como já referi em cima, na classe de Veteranos A, José Sousa cilindrou a concorrência, ao mesmo tempo que conseguiria fazer o segundo melhor tempo á geral, depois de durante a primeira manga ter permanecido no hot seat até descerem os 3 últimos atletas, deixando desde logo antever um grande resultado no fim da primeira manga. Adolfo Silva, o dominador da classe no ano transacto, regressou aos lugares do pódio, embora a mais de 8s do vencedor. No terceiro posto ficou Rui Cruz, levando um grande resultado para casa, num ano em que a classe ganhou um novo alento e muita competitividade.
Nas senhoras, começamos a assistir ao normal decréscimo de atletas, conforme avançamos para o fim do calendário, estando apenas presentes na prova cinco atletas.
Como vem sendo habito, Áurea Agostinho venceu com grande á vontade, ficando Jullyana Sousa no segundo posto. Daniela Costa completou o pódio a mais de 30s da vencedora.
Nos Juniores, mais do mesmo. O duelo de sempre entre Zé Manel e Joel Ferreira, que acabaria com vantagem para o primeiro, com o tempo de 2.07s. Joel ficou a menos de 1.5s, levando a melhor sobre Francisco Pardal, que completou o pódio da classe.
Por fim, na classe de Elites, tivemos Cláudio Loureiro a fazer o melhor tempo na primeira manga, seguido de Marco Fidalgo e Emanuel Pombo, onde apenas os 2 primeiros conseguiram tirar José Sousa do Hot seat na primeira manga. Na segunda descida Pombo e Ventura conseguiram melhorar mas Fidalgo esteve inspirado nas duas mangas e conseguiu o melhor tempo, embora deixasse desde logo a vitória a Cláudio Loureiro. José Sousa foi o penúltimo a descer e baixou o tempo de Cláudio pela margem mínima de 0.01s. Embora as contas da classe estivessem feitas, ficou tudo na expectativa de ver se Cláudio seria capaz de melhorar ou se iríamos presenciar uma impressionante vitória de um Veterano A á geral. Mostrando uma consistência impressionante, Cláudio acabou por baixar o tempo da primeira descida, deixando Marco Fidalgo a mais de 2s. Emanuel Pombo ficou no terceiro posto, a quase 3s do vencedor.
Mais um grande fim de semana, uma grande prova que colheu bastantes opiniões positivas e que merece um lugar na taça de 2009, com muito interesse competitivo e onde se começam a intensificar lutas pelas primeiras posições, numa altura em que ainda faltam disputar 3 provas. Resta esperar impacientemente pelo fim-de-semana, para ver o que vai acontecer numa pista que costuma proporcionar muitas surpresas. Até Porto de Mós.
Não se esqueçam de encher a mochila de câmaras de ar…