Começou a Taça de Portugal de Downhill de 2007. Depois do fim da época de 2006 houve uma pré-epoca enorme, com um monte inacreditável de provas, houve lesões, processos disciplinares e quando aqui chegamos temos a sensação que está tudo na mesma. Não é bem tudo, é quase tudo. Cláudio Loureiro e Emanuel Pombo continuam agarrados aos degraus mais altos do podium com unhas e dentes....eles só utilizam os degraus mais baixos como meros acessórios de subida para a cerimónia protocolar.
1 segundo e qualquer coisa foi o tempo que os separou. Cláudio Loureiro o detentor do merecido numero 1 conduziu a sua Kona até aos primeiros pontinhos de 2007. Ivo Padilha foi o terceiro piloto mais rápido. Ivo, o piloto da Liberty Seguros/Motovedras que há algumas semanas que se tem habituado ao podium parece ter uma época promissora pela frente. Márcio Golias Ferreira ocupou o lugar de separação na família Padilha, Hélder “Super” Padilha foi o quinto classificado. A fechar o top meia dúzia, e a menos de cinco segundos do líder, ficou Daniel Pombo, que acaba por complementar o ambiente familiar que se viveu no topo da lista!.
Na categoria de cadetes a vitória coube ao cadete da Bike Zone João Varandas, Bruno Deffense ganhou nos juniores e Margarida Algarve foi a senhora mais rápida.
O Algarve a região por excelência para albergar grandes eventos foi um palco de luxo, a prova foi realizada sob um calor abrasador, de fazer lembrar o verão. A prova disso foi a afluência de público pouco comum no DH.
A pista foi bem preparada, com road gap, curvas com apoio, zonas de pedra para todos os gostos. Quem pensava que no Algarve não podia haver pistas boas enganou-se.