terça-feira, 15 de maio de 2007

NISSAN UCI MOUNTAIN BIKE WORLD CUP - VIGO

Fonte: BIKEAVENTURA

No Downhill, havia uma verdadeira comitiva lusa em terra de nuestros hermanos para competir nesta prova. No entanto esta comitiva podia ser muito mais alargada, não fossem os atritos que a nossa UVP-FPC gosta tanto de criar com os pilotos que em vez de afastar, deveria aproximar. Polémicas aparte, temos de referenciar os nossos representantes, que eram: Emanuel Pombo, Hélder Padilha, Cláudio Loureiro, Joel Ferreira, Ivo Padilha, Daniel Pombo, Marco Fidalgo, Márcio Ferreira, Paulo Domingues, Fernando Rosado, Ezequiel Martins e Áurea Agostinho.
Quanto à manga de qualificação de sábado (sempre muito temida pelos nossos pilotos), passaram apenas 3 homens à fase final, e de destacar que a Áurea foi a primeira atleta portuguesa feminina a conseguir classificar-se mesmo depois de uma queda e duas saídas de pista.
No entanto a Áurea, esteve a um melhor nível na manga final e classificou-se num espectacular 18º lugar. De referir que a Áurea seria provavelmente a atleta mais jovem, tal como será bom salientar a dureza física do percurso, que dificultou em muito a tarefa da Áurea. No entanto salientamos o excelente empenho que ela tem demonstrado e a evolução espectacular que tem demonstrado nestes últimos meses.
Nos homens, a tarefa era mais complicada, dada a concorrência, e passaram apenas os 80 primeiros. Os atletas portugueses que integraram este lote de atletas foram E. Pombo, Hélder Padilha e Cláudio Loureiro nas posições 54º, 71º e 73º. De referir a bela prestação do Júnior Joel Ferreira que não passa à fase final por escassos 0,8seg. na 93ª posição.
No domingo, e após muita chuva ter caído durante toda a noite, o piso apresentava-se apesar de tudo na maior parte do trajecto em boas condições, pois parou de chover umas 4h antes da manga final, que permitiu que as pedras secassem e a pista se apresentasse em excelentes condições. No entanto previam-se tempos mais lentos que do dia anterior.
Nos primeiros lugares de saída, sai um dos melhores pilotos ingleses e mundiais da actualidade, Marc Beaumont, que provavelmente no dia anterior algo de anormal se passaria para se ter qualificado apenas no 77º lugar. No entanto, este piloto da Team MBUK / Santa Cruz faz uma descida irrepreensível e faz um óptimo tempo de 2:37.
Até ao lugar 50º não havia mais pilotos de topo e os pilotos nem conseguiram aproximar-se do óptimo tempo do inglês. A partir mais ou menos do piloto da 50ª posição começa a chover com muita intensidade e irregularidade, o que complicou as contas a todos os pilotos até ao nº1 e último a partir, Steve Peat, que tinha conseguido um tempo canhão na manga de qualificação.
A partir daí e até por volta da 10ª posição dos tempos de qualificação, ninguém conseguia aproximar-se a menos de 5 seg. do piloto da MBUK. Nos últimos 10, vêem os mais rápidos, e apesar de não chover há alguns minutos, o piso muito escorregadio não facilitava, e nos tempos intermédios já se percebia a dificuldade da conquista do 1º lugar por parte de todos os pilotos, até que um por um todos acabaram por fazer pior tempo que o 1:37.21 e Marc Beaumont acabava por se sagrar vencedor da 1ª prova da taça do Mundo em Vigo, tudo graças à mudança das condições climatéricas que acabou por alterar o rumo dos acontecimentos.
Quanto aos portugueses, notou-se muita falta de concentração do nosso campeão nacional, que numa das zonas mais técnicas e lentas do percurso, comete um erro que lhe custou um resvalo da roda traseira e consequente desvio da trajectória programada, que não o levou além da 64ª posição. Emanuel Pombo, com o melhor tempo entre os portugueses do dia anterior, desceu bem, com trajectórias bem conseguidas e sem cometer nenhum erro de relevância, que lhe valeu um 51º lugar. Hélder Padilha, na zona mais técnica e lenta do percurso, passou muito rápido e com muita confiança e isso acabou por se reflectir no resultado final com um excelente 47º posto, que lhe valeu a melhor prestação entre os portugueses nesta 1ª prova da Taça do Mundo.
Quanto ao ambiente e organização, resta referir que estava tudo extremamente bem organizado, e com uma logística irrepreensível.
Fiquem com um video já deste ano.




Sem comentários: